Decoração Contemporânea Inspirada pelo Antigo por Arco da Velha junho 15, 2023 0 Decoração

A decoração contemporânea, que tem uma estética minimalista e clean, vem encontrando inspiração em materiais e objetos antigos para conferir personalidade e autenticidade aos ambientes.

Essa tendência busca reutilizar materiais nobres, peças históricas e objetos artesanais, preservando a história e a cultura por trás de cada item.

A utilização de objetos e materiais antigos em meio a elementos contemporâneos traz um certo charme atemporal e autêntico, inspirando uma sensação de equilíbrio e simplicidade, com o foco na qualidade, durabilidade e elegância dos itens decorativos. Em vez de se limitar a opções comerciais, a decoração contemporânea utiliza materiais de baixo impacto ambiental e reutiliza recursos naturais, trazendo um sentimento de responsabilidade ambiental na prática da decoração.

Os garimpos de antiguidades, antiquários e materiais de demolição, como o Arco da Velha Ateliê se tornaram verdadeiros tesouros para decoradores, designs, que como nós, utilizam esses elementos para agregar precisão, texturas e detalhes para as decorações.

Área interna com colunas expostas e diversos itens antigos e contemporâneos.

Área interna com colunas expostas e diversos itens antigos e contemporâneos.

A madeira de demolição, tijolos antigos, grades únicas, portas antigas, cruzetas, colunas, janelões, tornaram-se elementos-chave para os profissionais de decoração.

As peças encontradas por aqui são tratadas como artefatos valiosos e únicos e seu uso no projeto promove não somente o aspecto estético da peça, mas sua história e patrimônio cultural.

Esses objetos e peças antigas são tratados com cuidado e atenção, preservando sua beleza natural enquanto harmonizam com móveis e objetos mais modernos.

Casas no estilo contemporâneo cultivam a ideia de usar portais de madeira antigos na entrada principal. Portas de ferro com linhas retas também são bem vistas.

Porta de ferro com linhas retas com vidros para acessar parte exterior.

Porta de ferro com linhas retas com vidros para acessar parte exterior.

Grades se tornam divisórias de ambientes e cabeceiras de camas.

Grade de ferro restaurada e transformada em divisória de ambiente.

Grade de ferro restaurada e transformada em divisória de ambiente.

Grade de ferro que antes era um portão, foi restaurado e transformado em divisória de sala.

Grade de ferro que antes era um portão, foi restaurado e transformado em divisória de sala.

Cruzetas e dormentes se transformam em pergolados e são usados no paisagismo.

Vitrais e vitrôs também compõe muito os espaços, sendo usados em cantos específicos, como obras de arte!

Espelho, espelho meu…

Uma forma interessante de reutilizar esses materiais, pode ser por exemplos com janelas antigas e transformá-las em espelhos de corpo inteiro ou peças decorativas menores. As janelas geralmente possuem molduras robustas e detalhadas, que agregam valor e estilo ao espelho final.

Janela de madeira restaurada e transformada em moldura para espelho.

Janela de madeira restaurada e transformada em moldura para espelho.

A decoração contemporânea está cada vez mais valorizando a reutilização de materiais e objetos antigos. Essa tendência promove o respeito à natureza, a construção de uma história e a preservação da cultura de objetos antigos em um contexto novo e moderno.

Os espelhos são elementos essenciais na decoração de interiores, e reutilizar materiais encontrados para criar novas peças é uma forma criativa e econômica de acrescentar personalidade e charme aos ambientes.

Tá na moda, e fica um escândalo de lindo!

Uma tendência atual é utilizar espelhos em mosaico, que podem ser feitos a partir da reutilização de pequenos pedaços de vidro e espelho quebrado, ou mesmo de acessórios de bijuteria antigos. Além de ser uma forma de reaproveitar materiais, essa técnica de mosaico é uma oportunidade para criar peças personalizadas com texturas e cores variadas.

Parede com tijolos dando um toque rústico, espelho com moldura antiga.

Parede com tijolos dando um toque rústico, espelho com moldura antiga.

Outra opção é usar molduras de quadros retornadas a garimpos de antiguidades para criar espelhos decorativos. Essas molduras, frequentemente trabalhadas à mão e de diferentes tamanhos e formatos, podem ser reaproveitadas como molduras. A variedade estética geralmente permite a criação de estilos únicos e personalizados.
Mais uma forma simples e criativa de reutilizar é utilizá-los para criar painéis decorativos para parede. Essa técnica pode ser realizada de várias maneiras, como na combinação de vários espelhos reaproveitados, ou mesmo na aplicação de molduras de diferentes tamanhos e formatos em uma mesma parede. Fotos também são bem vindas;

A criatividade é o limite para a combinação de diferentes elementos que resultem em um lindo objeto.

E matéria prima para liberar sua imaginação e criar peças novas para sua decoração é o que não vai faltar por aqui em nosso galpão!

Me conta como podemos ajudar você a soltar a imaginação e deixar seu espaço cada vez mais lindo e charmoso! Também podemos produzir na nossa marcenaria.

Vem garimpar com a gente!

Compartilhe

DEIXE SEU COMENTÁRIO

você pode gostar
Desvendando o Mundo do Maximalismo Sustentável, Garimpo e Restauração! por Arco da Velha outubro 11, 2023 0

Olá Garimpeiros!!! Vocês sabiam que no universo da decoração, o maximalismo se destaca como uma tendência audaciosa e vibrante, capaz de transformar ambientes em verdadeiras obras de arte? Neste contexto, o Arco da Velha se apresenta como um espaço onde o maximalismo encontra uma nova ..

LEIA MAIS