Nossa História

NOSSA HISTÓRIA

Esta é a história de Aldo Fazioli, arquiteto e urbanista formado em 1981 pela Faculdade Farias Brito, de sua esposa Aidê Fazioli, professora e paisagista, de sua família e também do ARCO DA VELHA!

No início dos anos 90, atraído pelo clima da natureza, Aldo se mudou com a esposa Aidê e os filhos para bem perto da Serra da Cantareira enquanto alimentava um grande sonho: morar em uma casa espaçosa que fosse a sua cara. Com o tempo surgiu a oportunidade de comprarem dois lotes no bairro do Tremembé e ali, aos poucos, começaram a construir a tão sonhada casa. Amantes do estilo rústico, o casal iniciou o projeto cuidando de cada detalhe.

Numa visita à casa do amigo, artista plástico e pintor Jeremias Ortiz, o casal se encantou com as peças de demolição que lá decoravam o ambiente. E foi ali realmente que começou a história do ARCO DA VELHA. Aldo foi despertado pelas inúmeras possibilidades que aqueles elementos antigos poderiam trazer ao seu projeto pessoal. Passou então a pesquisar e pesquisar até que encontrou o VELHÃO, um depósito de material de demolição na Zona Norte, conduzido pelo casal Moacir e Iracema.

Nesse incrível lugar Aldo viu o potencial das peças de demolição e finalmente encontrou o local perfeito para fazer a garimpagem que precisava para sua construção. A primeira compra feita foi um sino antigo de um convento, que hoje dá as boas-vindas a quem chega no ARCO DA VELHA. Símbolo este do início de um sonho que foi batalhado e conquistado!

Assim como o sino, a aquisição de cada janela e de cada porta foi feita a dedo e, aos poucos, a casa foi tomando forma.

Já muito ambientado com o garimpo, Aldo começou a oferecer as peças também para seus clientes do escritório de arquitetura que curtiam o estilo rústico. Com o tempo, seus clientes também viraram clientes do Velhão.

Um belo dia, Aldo e Aidê, fizeram uma visita a um casal de amigos, Berenice e Sérgio, na praia de Boraceia, litoral norte de São Paulo, no condomínio Morada da Praia. Gostaram tanto da ideia de ter uma casa no litoral que começaram a bolar novos planos. Neste mesmo condomínio tiveram a grata surpresa de encontrar o grande amigo Jeremias Ortiz, também com uma casa lá, o que entenderam ser mesmo um forte sinal para iniciarem um novo projeto, agora pertinho do mar.

Então o plano foi adiante: compraram um terreno em Guaratuba, no condomínio Costa do Sol. Logo no início das obras, foram surpreendidos pelo Plano Collor e o projeto ficou suspenso por tempo indeterminado. Pensa que desistiram? Não! Foi num anúncio de jornal visto por Aidê que encontraram a grande saída para que o sonho não morresse em meio à crise político-econômica do país: estava à venda uma casa já parcialmente construída no mesmo condomínio. E a proposta de trocarem o terreno pela casa com apenas as paredes levantadas, foi aceita. Com este ótimo negócio, o projeto foi adiantado em algumas etapas.

NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

E voltaram assim as prazerosas visitas em lugares com materiais de demolição, um paraíso de Aldo, Aidê e suas ideias. O plano era terminar a casa ainda naquele verão de 1990, mas não foi possível. Pensa que desistiram? Não! Inauguraram o primeiro mês de dezembro mesmo assim, em meio a muitos tapumes, amor e alegria em família. Um grande desejo fora concretizado!

Com o tempo, a casa de praia de Aldo e Aidê ficou pronta e, diferente da maioria das casas de litoral que costumavam ser de madeira e térrea, sua residência na cor de cerâmica distribuída em dois andares se destacava das demais e passou a atrair olhares de quem pelo condomínio circulava. Pessoas chegavam a bater à sua porta querendo saber qual era a incrível cor utilizada na parte externa da casa, sobre o que ambos desconversavam rapidamente.

Esse assédio fez Aldo perceber que sua expressão como arquiteto era notada e valorizada e que ele tinha enfim uma marca registrada. Não demorou a ser abordado por novos clientes e moradores do condomínio encomendando casas parecidas com a sua, e de preferência com uma notável plaquinha na frente certificando “Projeto de Aldo Fazioli”. Nesta nova fase de grandes projetos, contou com a valiosa parceria de Waldeir, um grande profissional do ramo de construção civil.

Com esta imensa demanda por janelas, grades, portas, tijolos, colunas de demolição, etc para seus projetos, Aldo se viu montando, naturalmente, um depósito próprio, e passou também a desenhar e produzir novos itens em marcenaria, a fim de oferecer desenhos cada vez mais exclusivos à sua clientela. O espaço do seu acervo foi se tornando insuficiente até a aquisição, finalmente, de um terreno no KM 209 da Rodovia Rio-Santos, atual endereço do ARCO DA VELHA.

 

Numa área maior e mais adequada, com cinco mil metros quadrados o estoque pôde ser organizado em setores: móveis, portas, janelas, grades, tijolos, azulejos, pisos, madeiras como dormentes, tábuas, cruzetas, tacos, entre outros. O local passou a ter oficina e marcenaria próprias, além de acomodar o novo escritório que Aldo compartilha com seu filho Adamo, administrador de empresas e seu irmão Ronaldo Fazioli. Juntos, eles comandam a construtora, incorporadora e imobiliária PROGETTA.

 

Hoje todo o espaço é aberto ao público e ao lado do escritório tem também um mini shopping construído pela PROGETTA com quase 30 lojistas do ramo de construção, compondo a VILA PRAIA MIX, um ambiente de decoração e construção diariamente visitado por arquitetos, decoradores e clientes diretos.

NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

E a história não para por aí, não! Acompanhando o movimento global, o projeto do e-commerce está a mil por hora agora nas mãos de Adele, a filha publicitária de Aldo, responsável pela área comercial e de marketing digital da empresa. Blog, redes sociais e whatsapp à disposição para os clientes.

O nome também ganhou um cuidado especial, agora, a empresa chama-se ARCO DA VELHA ATELIÊ! Por que além do local com o galpão com móveis antigos e restaurados e os depósitos com materiais de demolição pertinho da Riviera de São Lourenço, criou-se também um ateliê em São Paulo para peças autorais feitas a partir de materiais de demolição.

 

 

E como tudo na vida de um arquiteto é feito sob encomenda, Aldo conta ainda com o talento da filha caçula, a fotógrafa e editora Ayla, sempre pronta a registrar os feitos da família.

E foi assim que o ARCO DA VELHA ATELIÊ ganhou vida, através das mãos dedicadas de um casal, olhares criativos de seus filhos e o coração de uma família inteira apaixonada por sustentabilidade, arte, restauração, demolição, arquitetura, paisagismo, garimpo, construção, fotografia, universo digital e histórias, aliás muitas histórias.

 

Venha conhecer nossa história de perto: Arco da Velha Ateliê – Rodovia Rio-Santos, 209 – Vila Praia Mix – Jardim São Lourenço.

NOSSA HISTÓRIA

Depoimentos