ART DÉCO – atemporal, usado inclusive em tempos modernos! por Arco da Velha junho 09, 2023 0 Decoração

Ainda hoje ele marca o traço e as obras de designers, arquitetos e decoradores. É o art déco, um estilo de arte inspirado basicamente na geometrização das formas, nas linhas retas, puras e limpas e de fácil adaptação à produção industrial, cuja expressão já diz tudo: arte decorativa.

Surgiu na Europa, um pouco antes da Primeira Guerra Mundial. Alcançou seu apogeu em 1925 durante a Exposição Internacional dos Artistas Decorativos e Modernos, realizada em Paris, e desde este dia, ainda influencia nossa época.

Depois de 1920, o art déco passou a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Elas dormiam em camas déco, usavam roupas do estilo, viajavam em navios a vapor e moravam em casas com esse efeito.

Interior de uma casa com formas geométricas no móveis e na decoração.

Interior de uma casa com formas geométricas no móveis e na decoração.

Ouviam rádio instalado em um móvel art déco e faziam refeições em talheres com este tema.

Nesta época, com a produção industrial de peças de arte, todos podiam comprar objetos característicos em grandes lojas. Outra opção era contratar arquitetos e desenhistas que pudessem criar um ambiente personalizado.

Sofás e poltronas com estilo art déco.

Sofás e poltronas com estilo art déco.

*Mas como surgiu o art déco? *

Ele não apareceu repentinamente não, das cinzas do art nouveau, e sim da evolução de um processo que recebeu inspiração de todos os lados.

A começar pelo esgotamento das linhas rebuscadas do art nouveau, ao emergente desenho industrial moderno, até passando pela influência das mudanças sociais, políticas e econômicas da época.

Assim, ocorre uma simplificação e racionalização no uso do espaço e dos objetos. A quantidade e o tipo de decoração variavam em todos os ambientes de uma residência.
Os banheiros e as cozinhas tornaram-se mais práticos e funcionais dando origem a novas habitações, como a construção de casas elegantes, menores e repletas de objetos do novo estilo.

Contrastando com as peças pesadas do tempo vitoriano, os desenhos passaram a ser limpos, balanceados e harmoniosos.

Na Alemanha, por meados de 1909, o mais importante centro de arte e designer do mundo: a Bauhaus, cujos móveis, edifícios, posters e trabalhos de tipografia atingiram um grau de simplicidade e funcionalidade admirado por todos os países.

E em 1922, os motivos geométricos egípcios foram incorporados às obras de muitos artistas.
O mesmo ocorreu com a arte africana, que virou moda nas duas primeiras décadas do nosso século, devido a influências artísticas sobre a cultura negra, que, imediatamente conquistou Paris e em seguida o mundo.

Exposição dos primeiros móveis Art Déco do Atelier Français no Salon d'Automne de 1913 da revista Art et décoration (1914)

Exposição dos primeiros móveis Art Déco do Atelier Français no Salon d’Automne de 1913 da revista Art et décoration (1914)

FOI UMA EXPLOSÃO!

 

E foi justamente na França que, em 1925, uma exposição célebre motivou a origem de toda a arte decorativa moderna tendo grande importância também pelo fato de ter dado fim ao conflito, que se estendia há décadas, entre os artistas e a indústria.

Em pouco tempo, os franceses tornaram-se os líderes do art déco, pelo senso de proporções, cores, habilidade de luxo que imprimiam a suas obras.

Art Déco: a era do modernismo glamoroso

Imagem via Pinterest.

ENQUANTO ISSO NA AMÉRICA…

 

Nos Estados Unidos o art déco aconteceu com sucesso, principalmente em Nova Iorque e em Hollywood, onde o cinema sintetizou os ideais dos chamados “anos loucos”

 

REFINAMENTO, CONFORTO E LUXO AO EXTREMO.

 

Surgidos com o avanço da ciência e da tecnologia e com o otimismo posterior à I Guerra Mundial, em Nova Iorque aparecem obras até então inimagináveis, como o Empire State Building, que se torna o símbolo da América em termos de art déco.

imagem do interior do predio Empire State Building em Nova York.

Imagem via The Empire State Building (https://www.esbnyc.com/pt-br/sobre/arquitetura-e-design)

O BRASIL NÃO FICA DE FORA.

 

A efervescência de ideias e os novos conceitos culturais que emergiram dos anos 20 e 30 junto com ações dos modernistas fizeram com que o art déco aportasse em nosso país, junto com imigrantes de todo canto do mundo, deixando traços marcantes do estilo, como o edifício Altino Arantes, sede do Banespa, bem no centro da capital de São Paulo, talvez o mais conhecido déco do Brasil.

foto do interior do edifício Altino Arantes.

Foto por Wilfredo Rafael Rodriguez Hernandez, do interior do Edifício Altino Arantes.

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!

 

No Rio, o grande destaque desse estilo é o famoso prédio da Cinelândia.

Foto por Alexandre Macieira|Riotur – via Flickr (https://www.flickr.com/photos/riotur/4853337105)

 

Muito legal né!?
Conhecer um pouco de história, de onde as coisas vem e os porquês delas, é muito enriquecedor e pode te ajudar na hora de escolher as peças pra decorar o seu ambiente.

Procurar saber aqui, ali, garimpar aqui, garimpar ali…

E quem aí gosta de garimpar? Levanta a mão e vem com a gente dar uma voltinha no e-commerce que está repleto de peças no estilo art-déco.

Temos mesinhas de cabeceira, mesas de jantar, cabeceiras, aparadores, cristaleiras, penteadeiras, jogos de portas e janelas.

Vendemos as pecas como estão ou restauradas aqui na nossa marcenaria, com muito carinho pelas mãos dos nossos profissionais que estão há décadas aqui no Arco da Velha.

Me conta como podemos te ajudar?

Compartilhe

DEIXE SEU COMENTÁRIO

você pode gostar
Desvendando o Mundo do Maximalismo Sustentável, Garimpo e Restauração! por Arco da Velha outubro 11, 2023 0

Olá Garimpeiros!!! Vocês sabiam que no universo da decoração, o maximalismo se destaca como uma tendência audaciosa e vibrante, capaz de transformar ambientes em verdadeiras obras de arte? Neste contexto, o Arco da Velha se apresenta como um espaço onde o maximalismo encontra uma nova ..

LEIA MAIS