Primeiramente, acredito que você já tenha visto uma máquina de costura antiga. Muitas delas ainda estão completas com seus pés de ferro e mesa de trabalho. A maioria delas tem um encaixe para a pesada máquina ficar escondida dentro da própria peça e gavetinhas para guardar acessórios e ferramentas.
Do mesmo modo, é possível você ter visto somente partes dela, pois muitas pessoas guardam a máquina e usam na decoração de suas casas ou utilizam os pés e assim, transformam em lindos aparadores.
Agora, dependendo da sua idade, é provável que já tenha tido até o privilégio de ver a máquina em funcionamento sendo operada por uma tia, vovó ou costureira. Se não viu em pleno vigor, talvez tenha visto em uma exposição para venda em antiquários, ateliês de costura, brechós ou bazares.
A verdade é que as máquinas de costura já foram muito importantes para a moda, para o comércio e para as famílias que as possuíam. Cada uma delas tem características incríveis e ao mesmo tempo, trazem muitas recordações.
Além disso, no mercado de antiguidades elas costumam ser bem valorizadas em todos os sentidos, já que muitos decoradores e designers de interiores gostam de usar de várias formas diferentes. Isso significa que elas podem ganhar um ressignificado como um bar, aparador, mesinha de apoio ou como uma obra de arte mesmo em um cantinho bem especial na sala, na entrada da casa, no banheiro, no jardim e muito mais… São muitas possibilidades.
Dependendo do estado, pode até ser restaurada para preservar a originalidade, ou reformada, dando uma nova aparência com novas cores e uma nova utilidade.
Nesse sentido, todas essas questões a tornam um objeto cobiçado e muito procurado. Algumas pessoas, conhecedoras do assunto, procuram verdadeiras relíquias.
E quanto vale uma máquina de costura antiga?
Calcular o preço nem sempre é fácil, podemos considerar cinco passos:
1. a marca que fabricou;
2. o ano que foi produzida;
3. a sua tipologia;
4. o estado que está;
5. o valor que pagamos no garimpo.
No Arco da Velha temos diversas máquinas de costura, uma delas possui até certificado da época que foi feita. Todas são diferentes e muito interessantes.
Com o nosso trabalho de restauração já reformamos algumas e seus processos sempre surpreendem!
DEIXE SEU COMENTÁRIO